domingo, 25 de março de 2012

Queixas de mãe

MÃE,
ser mãe não é uma tarefa fácil, sempre pensei em ser, quando criança tinha meus achismos, pensamentos, de que eu seria uma mãe moderna, diferente da minha mãe.
Achava que minha mãe tinha vários defeitos e ela tinha mesmo, mais sempre a respeitei, procurei fazer tudo o que ela me ordenava, porque sempre era uma ordem, e graças a Deus, e com a ajuda dele me tornei a pessoa que sou hoje,construi minha família e procuro sempre honrar meu pai e minha mãe. Acho que esse é um dos principios para a felicidade.

Só que hoje com 3 filhos em idades diferentes, e a vida me pregando muitas peças, estou cheia de ?
Será que ensinei direito aos meus filhos?  Será que tenho feito o que é certo, como mãe?
São tantos acertos, mais hoje acho que os erros tem sido maiores e estão me cegando, não estou conseguindo enxergar as coisas boas.
Temos o costume de falar, é só uma fase vai passar, mais esperar a fase passar é dificil.
Na minha estória de vida, fiz muito relatos dentre eles, que fui morar com meu marido aos 17 anos, por opção minha, estava cansada de aturar a minha mãe e fui.
Sempre fui muito determinada, assumi todos os riscos, passei por várias situações, e venci a todas.
Minha mãe, ficou só de fora, observando a tudo, mais sem se pronunciar em nenhuma situação, estou até hoje, vencendo e derrubandos barreiras.
Minha filha Bianca esta com 20 anos, tem mostrado vontade de ir atrás de sua felicidade, estou triste e com medo dessa decisão,pois ao contrário de mim, é uma menina imatura e sem determinação.
Meu coração de mãe já me mostra onde isso vai dar, mais como minha mãe fez, não vou ir contra, e vou estar só de longe observando, e orando, pedindo ao Senhor JESUS que faça somente a su vontade.

Será que existe manual de como ser mãe, uma prova ou um teste para sabermos se estamos acertando ou errando? Filhos, colocamos no mundo, protejemos de tudo e depois deixamos ir.
É assim mesmo, só me resta continuar fazendo a minha parte como mãe, educar é dificil, é diário, temos que bater na mesma tecla todos os dias, bom quando os filhos querem ouvir o que seus pais estão ensinando.
E os que não querem? não sei,

quarta-feira, 21 de março de 2012

Coisas que nos dão força.

Tenho observado minha filha Victória, seu comportamento em casa, com os irmãos e na SBA, onde faz seu tratamento. Ela esta mais firme no seu andar, mais segura, esta começando a responder rápido quando falam com ela. Isso é muito bom.
Tem mostrado interesse em ir arrumada para a escola, escolhe as roupas que quer usar,quer lavar os cabelos todos os dias, se enche de perfume,coloca puseiras,relógio, sai de casa enfeitada,é preciso chamar a atenção dela, para moderar com os acessórios, se não, exagera.

Nossa, mais como é bom ver minha filha recuperando a auto-estima, por um tempo, não se arrumava mais, e nem queria ir as ruas, nosso esforço, tem dado frutos.
Papai e mamãe, tem se enpenhado em sua recuperação.
Tanto emocional,e psicológica. É mais que bom, ver minha filha, mesmo que bem devagar, voltando a sua rotina. Caminhando para sua autonomia, tenho ajudado menos nas suas tarefas, para ver como age. E tem sido surpreendente, a cada dia algo novo e de grandes conquistas, afinal, Victória esta com 15 anos, já é uma adolescente. Olho para minha filha e me emociono, como tem sido dura a nossa jornada de aprendizagem, mais o amor é muito grande e nos faz seguir e enfrentar a todos os obstáculos.

Tenho certeza, que daqui a uns 5 ou 7 anos, minha filha vai estar trabalhando, namorando e fazendo os cursos que sonha.
Quer casar, ter filhos e trabalhar, vai dar muitos presentes para o seu irmão, e comprar, chocolates, pizzas e todos seus doces preferidos, quer dizer adeus dieta, né mamãe, kkkkkk.

Hoje olho para trás e vejo que vale apena investir, tempo, cuidado, proteção, idas e vindas, minha filha Victória esta voltando a ser aquela menina feliz e sorridente, como sempre foi.
Graças te dou meu Senhor JESUS, por mais essa etapa, que aos poucos, esta sendo vencida.

terça-feira, 13 de março de 2012

Filhos, como é difícil educa-los.

Gente estou lendo um livro que ganhei e tem tudo a ver com a fase que estou vivendo. Meu filhote Guilherme esta com 3 anos e 5 meses, e esta naquela fase bem complicada (sem educação) e que algumas mães insistem em dizer é só uma fase, só que essa vai passar e virá outra, e outra e outra, kkkkk.
E ai o que fazemos? não sei, só sei que dá vontade de sair correndo e se esconder, trar umas férias, sabe? Licença da maternidade, é deixar a criança longe de você por um tempinho, nem que for algumas horas, então começei a estudar a noite, e é interessante, quando estou me arrumando lá vem ele, o Guilherme com as suas travessuras e artimanhas, nossa mamãe como você esta linda. Ele é um fofo, sabe como me conquistar, esse pequeno, começa a falar mil coisas ao mesmo tempo, vou ficar quietinho esperando você voltar, vou obedecer a vovó, e você vai trazer um docinho, ai é sentar e rir.
Então rumo a escola e chegando lá, olho o tempo todo para o rélogio, e penso como estão meus filotinhos? será que esta tudo bem? Nós mães somos muito bobas mesmo, eles pertubam, mais não sabemos viver sem eles. Ganhei um livro ( Mães a beira de um ataque de nervos) nossa me divirto lendo, tem tudo a ver com o meu levadinho Guilherme, sigo tentando lhe educar e corrigir os seus erros.
Nossa como tem coisa errada, tudo que sempre detestei nas outras crianças, hoje me deparo com um filho lindo e cheio de manias feias, só me resta buscar ajuda com amigas, informações na internet, e pedir socorro a Deus, só ele pode operar um milagre nessa criatura chamada Guilherme, Luan Santana como ele gosta de ser chamado.

domingo, 4 de março de 2012

Algo que assusta um pouco.

Deficiência intelectual ou Atraso Mental, muitas crianças, jovens e adultos são portadores dessa deficiência aqui no RJ onde moro, minha filha é uma adolescente portadora e eu me esbarro num problema que creio ser o de muitas mães, não ter tratamento adequado, escola para portadores de necessidades especiais (público) pois particular já fiz uma pesquisa e existe escola no centro, na baixada nem pensar, tá bom mais e aí,?, como fazemos nós mães cheia de dúvidas e precisando ,necessitando de ajuda. Não faço a menor idéia.
Só sei que no ano passado estava disposta a partir para SP, morar de vez com minha família lá, tudo por que lá existe: escola,centros de reabilitações para tratamentos desses portadores de deficiência, e até ajuda de orgãos públicos de um modo geral, mais desisti porque consegui resolver o meu problema de um outro jeito.
Mais hoje me esbarro em outro problema,instituição, profissionais que invistam em seu trabalho, que amam o que fazem, que amam seus pacientes, e querem vê-los bem.
Minha filha Victória faz tratamento 3 vezes por semana na SBA( sociedade beneficiente em Anchieta) existe bons profissionais, sim, mais existe também aqueles que são ótimos e amam os seus pacientes, parabéns a esses profissionais que fazem parte da TURMA DO BEM, e o resto que melhorem com o exemplo dos outros. Mais o que vejo é que não só eu, mais muitas mães precisam da ajuda de terapeutas que queiram se doar, conversar, interagir com os pais, pois somós nós os terapeutas na maior parte do tempo, então se eles nos informar, nos esclarecer dúvidas diárias estarem conosco por um tempinho que for, isso fará uma diferença enorme no tratamento dos nossos filhos, e para melhor com certeza.
Hoje minha filha esta bem, estudando, fazendo as terapias, e aguardando uma Benção do Senhor JESUS, algo que com certeza vai chegar nesse ano de 2012, pois; O choro pode durar uma noite, mais a alegria virá ao amanhecer, com certeza.